
Vocação para ser [email protected] vs carreira, o que fala mas alto ?
Será que você realmente tem a vocação para Mediação?
“Não é o suficiente estar no lugar certo na hora certa. Você tem que ser a pessoa certa no lugar certo na hora certa. “- T. Harv Eker
O célebre autor do best seller “O Segredo da Mente Milionária” resume eficientemente as três condições para se experienciar a vocação no processo de escolha de uma carreira.
Quando buscamos apenas o sucesso financeiro e atribuímos a ele o encargo de nos trazer felicidade e realização, é sinal de que não estamos ouvindo o chamado da nossa missão.
Muitas pessoas anseiam por uma vaga de mediador, conciliador ou árbitro apenas pela expectativa de uma alta remuneração, mas esquecem que o sucesso sempre é consequência da união de algumas características e condições.
Quer saber mais sobre isso? Continue lendo e descubra se você tem um espírito mediador.
Você é a pessoa certa?
Todo mundo conhece algum caso de mau atendimento de um médico, advogado, juiz, ou qualquer outro profissional de quem temos conceito de “bem pagos”.
Por melhor que seja a remuneração, mesmo que você esteja no lugar certo, de nada vai adiantar se você não for a pessoa certa.
Em qualquer segmento, os melhores – e mais felizes – profissionais são aqueles que atendem ao chamado da sua missão, seja ela qual for.
Conheça o case de Luzia, a melhor manicure do mundo

O nome é fictício, mas a história é verdadeira.
Luzia teve poucas oportunidades na vida. Morava no Sertão, numa região esquecida do Nordeste.
Pelas dificuldades em criar e educar os numerosos filhos, seus pais lhe entregaram a uma família da abastada Capital e ela, aos doze anos já era doméstica, cozinheira e babá.
Fazendo a trajetória de muitas meninas com sua sina, acabou em São Paulo e descobriu por acaso que tinha um talento excepcional para manicure.
Não demorou muito para que sua dedicação e simpatia lhe transformasse numa das mais bem pagas de sua profissão:
Mulheres de famílias tradicionais se reuniam uma vez por semana em alguma das mansões da família e ela era convocada a passar o dia, conversando e sendo paparicada, enquanto embelezava as mãos das clientes.
Ao final do expediente, retornava para casa com o valor correspondente ao salário mínimo que dois operários teriam após 30 dias de trabalho. E ainda carregada de mimos e presentes.
Além disso, atendia nos outros dias algumas executivas em seus escritórios.
Mais de quinze anos nessa vida, ela se reconhece como a melhor manicure do mundo.
Educou as filhas em colégio particular e se sofisticou.
Resolveu abrir seu primeiro salão, que logo virou a matriz de mais duas unidades – todas em locais nobres.
Pessoa certa no lugar errado
Mas o que faz de Luzia alguém tão reconhecida e especial?
É exatamente o encontro dela com a sua vocação.
Mas como vimos no texto Mediação Judicial: um novo caminho para o operador do Direito, nem sempre o caminho que encontramos para nossa vocação é a única alternativa.
Se Luzia tivesse tido outras oportunidades de se aprimorar naquilo que era o seu chamado – cuidar das pessoas e do seu bem-estar – talvez escolhesse ser médica, advogada, psicóloga, bibliotecária ou decoradora.
E com qualquer formação superior, após dois anos, poderia também optar pela atividade de Mediação Judicial.
Luzia é feliz, paga suas contas e está realizada como mãe – criou as filhas sozinha e mesmo assim lhes proporcionou uma vida confortável e honrada.
Mas talvez o mundo tenha perdido uma excelente Mediadora.
Não que cuidar da beleza das unhas não seja uma boa profissão.
E Luzia foi hábil para, dentro das poucas oportunidades, agarrar aquela que abrilhantaria sua vida.
Ela, talvez não tenha perdido nada. Foram as pessoas que não a conheceram, em outras circunstâncias, que podem ter perdido…
E nesse aspecto, a pessoa certa pode passar pela vida sem encontrar-se com a oportunidade certa.
Você conhece alguém que possa ter algum potencial não descoberto? Responda nos comentários.

Pessoa certa, no lugar certo
Trilhar o caminho da prosperidade e ajudar as pessoas a se comunicarem com eficiência, mitigando tensões e apoiando-as na resolução de conflitos são possibilidades reais de quem escolhe a carreira de mediador.
Confira 7 características de um mediador de sucesso:
- gosta de conhecer novas pessoas,
- valoriza a comunicação como ferramenta da paz e da dignidade humana,
- se esforça para se tornar um ser humano melhor ,
- busca soluções criativas,
- tem controle emocional,
- raciocina rápido,
- é dinâmico e proativo.
Se você se identificou com esse perfil, provavelmente tem um espírito mediador, vamos conversar a respeito?
A Hora Certa
Com a revolução de costumes que estamos vivendo, inovação da tecnologia e a evolução nas relações humanas, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) entendeu que esse é o momento para se repensar na forma como nossa sociedade resolve seus conflitos.
A louvável iniciativa foi pensada para que a Justiça promova o diálogo como mola propulsora da paz social e equilíbrio, buscando celeridade na resolução das contendas.
Por esses e por vários outros motivos, esse é o momento ideal para a Mediação.
O Lugar Certo
O lugar certo é aquele em que suas aptidões encontram os melhores valores morais e comprometimento com a sua verdade.
Para nós do Centro de Mediadores, a comunicação é o melhor instrumento da paz e nossa missão é formar profissionais que estejam aptos a vivenciar todo o seu potencial, levando alívio para as dores das relações estremecidas e motivação para uma retomada, tranquilidade para uma ruptura civilizada e menos traumática, ou esperança para um novo recomeço.
Quer saber como se juntar a nós?
SIM! QUERO SER [email protected] [email protected] JUDICIA →


Presidente e Master Coach no Centro de Mediadores; Especialista em psicologia positiva pela faculdade IBC; Practioner em comunicação não violenta (CNV) pela metaforum internacional; Programador neurolinguístico (PNL); Especialista em hipnose ericksoniana; Constelador sistêmico integrativo; Analista comportamental e perceptivo; Coach pessoal e profissional; Treinador especializado em inteligência emocional; palestrante e professor especialista no desenvolvimento humano; desenvolvedor do programa Master Trainer baseado na aprendizagem acelerativa; criador do método 24HIT (24 horas de inteligência emocional); áreas acadêmicas: educação social e teologia.