Série: Guia de Referência Básica da Mediação

Esse Guia Básico da Mediação é uma série que tem como referência os
princípios da Mediação Judicial (conforme as  leis 13.140/15 e 13.105/15 e a Emenda 2 da Resolução 125/10), e está em harmonia com o Manual de Mediação Judicial do CNJ
.

Por que fazer um Guia Básico da Mediação?

Sabemos que as disciplinas de mediação, conciliação, arbitragem e demais métodos adequados de solução de conflitos por serem institutos recentes no Brasil ainda apresentam muitas obscuridades e conceitos confusos para quem está iniciando nessa jornada (e para quem já está há algum tempo também).

O  GUIA DE REFERÊNCIA BÁSICA DA MEDIAÇÃO é uma iniciativa do Centro de Mediadores para esclarecer e divulgar os conceitos básicos das disciplinas que visam a pacificação social e a desjudicialização das disputas. Com isso, pretendemos ir ao encontro da nova filosofia do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça, que elaborou o Manual de Mediação Judicial, concebido para nortear a formação e a rotina do trabalho do Mediador Judicial.

O CENTRO DE MEDIADORES é um dos pioneiros no trabalho de difundir a Cultura da Paz e da Comunicação.

E através de nossa experiência e atuação, presenciamos e colaboramos com a formação de diversos profissionais atuantes em todo o território brasileiro, além de câmaras e profissionais autônomos..

Apoiamos nossos alunos para que possam se tornar multiplicadores dos processos adequados de autocomposição.

Nessa série Guia de Referência Básica da Mediação, vamos fazer um resumo didático dos conceitos básicos do Universo da Mediação e das suas ferramentas.

Nosso intuito é de proporcionar as informações de forma simples e de fácil aplicação, ao leitor – estudante de qualquer área ou nível e todo cidadão que queira também participar dessa nova forma de pensar e resolver os conflitos.

Dessa forma, acreditamos colaborar com a criação de uma nova onda que substitua a judicialização e empodere o cidadão, deixando para a Justiça apenas aquilo que realmente necessita da atenção do Estado.

Esperamos que esse Guia, de fácil acesso e manuseio, seja útil para você.

Os capítulos sairão semanalmente.

Caso você tenha alguma coisa a dizer sobre esse material, entre em contato conosco:

[email protected].

E se você também deseja colaborar para a construção de uma sociedade mais comunicativa e pacifista, compartilhe!