O que é o Conflito Pessoal?

O Conflito Pessoal é aquele conflito que ocorre no “interior” do indivíduo, ou seja que envolve um dilema pessoal ou divergência de crenças, valores e atitudes que gera uma diversidade de dificuldades. Pode oscilar entre simples decisões até quadros psicológicos graves, a depender de sua profundidade. 

Os conflitos pessoais podem ocorrer a qualquer momento em que nos deparamos com duas ou mais possibilidades de ação ou opinião, ou até mesmo pela inexistência de possibilidades visíveis. Estão presentes nos pequenos momentos diários, especialmente em situações que fogem da rotina, quando você precisa decidir um novo caminho para ir para o trabalho quando o itinerário que você costumava pegar estava bloqueado, ou quando você precisa decidir o que vai comer em um novo restaurante. Uma vez que o mesmo conflito seja enfrentado mais de uma vez, ele pode se tornar uma rotina e posteriormente um hábito.

Conflitos pessoais não são negativos, e pelo contrário, podem e devem ser usados ao nosso favor, pois promovem uma quebra de rotina, crenças, valores, atitudes e padrões. Os resultados de um conflito pessoal autoimposto com foco no desenvolvimento humano pode apresentar resultados excelentes quando se tornam hábitos saudáveis. Quando isso acontece dizemos que estamos saindo de nossas zonas de conforto.

Por outro lado, estes podem se apresentar de forma negativa quando por exemplo existe um conflito entre a carreira que se deseja seguir, e a que os seus pais querem que você siga. Este tipo de conflito pode gerar consequências imensuráveis em uma vida inteira caso não seja bem administrado internamente ou com o auxílio de um profissional especializado como um psicólogo ou um coach.

« Back to Glossary Index