O que é Conflito?

O Conflito ocorre quando se existe interesse em um determinado assunto que gera informações divergentes e se chocam, perturbando ou atrapalhando o processo de tomada de decisão por parte do envolvido ou dos envolvidos no processo. Conflitos na essência não são negativos, mas podem vir a se tornar se forem mal administrados em todas as suas  esferas.

Conflitos estão presentes em nossa rotina cotidiana, vivemos vários diariamente. Quando não concordamos com o preço de algum produto, quando alguém está ouvindo música alta no ônibus, quando alguma situação estressante acontece no trânsito, quando recebemos uma tarefa que não nos agrada, quando tentamos acordar, enfim, se trata de algo extremamente presente em nossas vidas, e portanto não pode por si só ser considerado como algo negativo.

Os conflitos acontecem quando duas informações divergentes se chocam, no exemplo de levantar da cama por exemplo, existe o conflito entre aquela parte de você que quer continuar deitado e a outra parte que está preocupada com o horário. Dessa forma, estabelece-se, nesse caso, o conflito pessoal por exemplo. Caso este conflito seja mal administrado, a tendência é que ele seja ampliado, subindo a espiral do conflito, e seus efeitos podem ser desastrosos para os que estão direta ou indiretamente envolvidos.

Por isso a importância da correta Gestão dos conflitos, em todos os âmbitos, é necessário buscar sempre a solução que possa atender às duas fontes de informação divergentes, compondo uma resolução justa e agradável.

« Back to Glossary Index