Supervisores

Entenda

Capacitar Supervisores em Conciliação e Mediação Judicial para contribuir no ensino da etapa prática da formação de novos mediadores e conciliadores, garantindo os parâmetros de qualidade da Política Pública preconizada na legislação nacional. Desenvolvimento das competências necessárias à atuação institucional do supervisor de conciliação e mediação judicial, com ética e respeito à todos os agentes envolvidos no processo de formação do mediador e do conciliador, bem como no atendimento aos usuários e diferentes atores do Sistema de Justiça. Identificação de conflitos. Comunicação prospectiva. Negociação Integrativa. Domínio de técnicas autocompositivas. Empoderamento das partes. Composição.

Quais as Vantagens?

  • Curso credenciado e reconhecido pelo TJDFT/CNJ;
  • Reconhecimento público e privado;
  • Honorários gratificantes;
  • Crescimento profissional;
  • Metodologia Vivencial com aprendizagem acelerativa.

Metodologia Vivencial

vivencialO treinamento é utilizado com o objetivo geral de desenvolver pessoas, de forma mais simples, podemos dizer que o treinamento eficaz leva o aprendiz a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem ensina. Dentro deste contexto, a metodologia vivencial de treinamento vem se destacando. Este modelo tem como característica principal o caráter inovador e não convencional da aprendizagem. Propõe atividades onde os participantes são retirados de suas zonas de conforto habitual e incentivados a superar desafios, testar seus limites e resolver criativamente os obstáculos enfrentados. A sabedoria milenar nos ensina: “O que ouço, esqueço. O que vejo, lembro. O que faço, aprendo”. O método vivencial trabalha exatamente estes três conceitos, fazendo com que a aprendizagem seja adicionada através de experiências didáticas, simulações e trabalhos lúdicos. Os participantes enfrentam situações que questionam seus paradigmas, exigindo criatividade e vontade de mudar para superá-las.

O desenvolvimento do conteúdo programático ocorrerá por meio das seguintes atividades:

– Aulas expositivas;
– Diálogo interativo;
– Dinâmicas de grupo;
– Entrevistas em dupla;
– Debates em grupo;
– Técnicas de simulação de casos;
– Feedback de avaliadores;
– Exercícios para fixação;
– Estágio supervisionado;
– Relatórios práticos;
– Formulários de avaliação.

Últimas Turmas

 

Como poderá atuar

1. Supervisão de estágios na formação de conciliadores, com autorização especial do Tribunal de Justiça da sua região.

2. Supervisão de estágios na formação de mediadores, desde que (INSTRUTORES CAPACITADOS PELO CNJ), devido a resolução do ENFAM.

O que vou aprender?

MÓDULO I – QUALIDADE EM PROCESSOS AUTOCOMPOSITIVOS

a) Os principais aspectos de um programa de gestão de qualidade em mediação.
b) Competência: o ciclo de formação de mediadores e os princípios de uma avaliação por competências.
c) Padronização: formulários.

MÓDULO II – FEEDBACK

a) Delineamento, evolução, classificação (organização, tipos, modelos) e
estrutura do feedback.
b) Aprendizagem significativa: linguagem, escuta eficiente, relação de confiança, mudança de comportamento e de atitude, congruência, consideração positiva incondicional, compreensão empática e aprendizagem profunda (barreiras à experiência da aprendizagem profunda).

MÓDULO III – O PROCEDIMENTO DO ENCONTRO DE SUPERVISÃO

Parte 1: rapport, qualidades pessoais, formulário de avaliação: início da mediação, reunião de informações, identificação de questões, interesses e sentimentos.
Parte 2: esclarecimento da controvérsia, resolução de questões, reuniões individuais, elaboração do termo de acordo, encerramento da mediação.
Parte 3: qualidades profissionais, habilidades comunicativas e a relação com os advogados, habilidades contingenciais.

MÓDULO IV – CRONOGRAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MÓDULO V – A DINÂMICA DA SESSÃO DE MEDIAÇÃO

MÓDULO VI – FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE MEDIADORES

a) Os tipos de avaliação e suas principais características.
b) As fases da mediação e as técnicas que podem ser aplicadas em cada uma delas.
c) O formulário e os principais aspectos nele avaliados.

 

Local do Curso

Local Pós

 

Como Certificamos

O Centro de Mediadores é credenciado ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) para ministrar o Curso de Mediação Judicial e Formação de Supervisores de Conciliação e Mediação (Link do Crendenciamento). Assim como também tem parceria com a Faculdade FIP e ISE para certificação de PÓS-GRADUAÇÃO, nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007 (Link no MEC). Demais cursos são autorizados de acordo com a Lei Federal de nº 9.394/96 e normatizações legais, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999, válidos em todo o território nacional.

Professores

Ana ValériaAna Valéria, Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB; Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico pela Faculdade Antonio Meneghetti (RS); Diretora de Secretaria do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do Distrito Federal; Mediadora Judicial desde 2002 com experiência na área cível e de família; Instrutora dos cursos de Formação de Mediadores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Instrutora de cursos de conciliação e de mediação em Instituições como TJDFT, TJRS, TJPR, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios; Conteudista e Supervisora do Curso de Mediação da Escola Nacional de Mediação – ENAM; Tutora e Supervisora de Cursos de Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas da ENAM; Co-autora da Cartilha do Divórcio para Pais e da Cartilha do Divórcio para Filhos da ENAM/CNJ; Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.

CURSO 100% PRESENCIAL

CURSO: FORMAÇÃO DE SUPERVISORES DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO (TURMA – SCM03)

PRÉ-REQUISITO: CONCILIADOR E/OU MEDIADOR JUDICIAL (CASO CONCILIADOR JUDICIAL, RECEBERÁ A CERTIFICAÇÃO DE SUPERVISOR DE CONCILIAÇÃO, CASO SUPERVISOR DE MEDIAÇÃO, RECEBERÁ A CERTIFICAÇÃO DE SUPERVISOR DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO).

CARGA HORÁRIA:  24H.

 

AGUARDANDO PREVISÃO DE PRÓXIMA TURMA