Formação em Constelação Familiar

constelação familiar

ENTENDA

Você aprenderá o pensamento sistêmico e princípios que movimentam sistemas, em especial o sistema familiar. Para nós o pensamento sistêmico é a base para o uso da ferramenta de constelação sistêmica e constelação familiar. A constelação sistêmica/familiar é um procedimento que possibilita uma simulação e uma modificação de padrões relacionais em diferentes sistemas, tais como familiares, contextos psicossomáticos, organizacionais. É um procedimento onde grupos de pessoas modelam e modificam estruturas e dinâmicas de um sistema. Uma base da constelação sistêmica é a capacidade maravilhosa da percepção representativa. Podemos usar essa ferramenta em terapia, consultoria, mediação, supervisão e coaching, como também em processos criativos.

OBJETIVOS

Objetivo da formação é de treinar e capacitar facilitadores de constelação familiar para aplicarem/usarem a visão sistêmica/complexa com a ferramenta da constelação/visualização sistêmica na sua vida pessoal e profissional. O foco principal desse treinamento será o sistema familiar: as relações familiares, relacionamentos amorosos, casais, pais e filhos, relacionamentos com a/s família/s de origem, antigos parceiros, carreira, também com a transferência disto na vida profissional. Os participantes desenvolverem competências para a cocriação, visando apoiar pessoas e sistemas no seu crescimento, e aprendendo a gerar informações que não estejam conscientes, tornando explícito o conhecimento implícito.

O QUE VOCÊ APRENDE E EXPLORA NA TEORIA E PRÁTICA

  • 3  princípios que servem a sobrevivência do ser humano em sistemas: pertencimento, o equilíbrio em dar e receber e a hieraquia/ordem.
    Habilidades para perceber dinâmicas sistêmicas na fala e no comportamento do cliente.
  • Competência, de identificar no sofrimento, na doença, no não conseguir, a conexão profunda que liga uma pessoa a outra/s e saber transformar esta ligação para que a pessoa possa construir um novo passo em sua vida.
  • Conhecimentos básicos tais como a atitude ética no trabalho sistêmico, os conhecimentos científicos até então, hipóteses, a relação com outros abordagens sistêmicas (p.ex. constructivismo), possibilidades e dificuldades com a combinação com outros abordagens.

Aplicar a ferramenta de constelação/visualização sistêmica:

  • Percepção fenomenológica e a ação a partir do “meio vazio“ e pensamento sistêmico/complexo;
  • Variações de resistência dos indivíduos ou do sistêmica (incluindo possíveis induções próprios)
  • Capacidade de perceber onde o cliente está e quais os possíveis passos a serem feitos;
  • Possibilidades de intervenções curtas, afirmativas e seu controle;
  • Emaranhamentos que sustentam comportamentos (como sucessão, imitação, identificação e representação sistêmica , como também as tentativas infantis de salvar e melhorar);
  • Atitudes significativas que esse trabalho sistêmico requer de um facilitador: cuidado e respeito para os membros ausentes do sistema, trabalho sem qualquer julgamento moral, orientação no fortalecimento do cliente, uso de fatores relevantes sistêmicos, lealdade à integridade de sistema todo, sinceridade, sem medo, sem propósito, centramento, percepção e presença;
  • Imagem da constelação;
  • Atenção simultânea daquilo que aparece no cliente, no processo da constelação, no comportamento do grupo, em si mesmo e sincronizar. Movimentos finais e ”frases de força” receber, controlar e aplicar;
  • Diferentes modelos de constelação;
  • O trabalho em grupo e individual;
  • Transferência e integração do trabalho sistêmico na sua própria profissão, (áreas de aplicação: pedagogia, serviço social, supervisão, Coaching, desenvolvimento organizacional e etc.)

 

INSTRUTOR
Brasil RAUL PEDRO

Raul PedroRaul Pedro, Presidente, Master Coach e CEO no Centro de Mediadores; Especialista em psicologia positiva pela faculdade IBC; Practitioner em comunicação não violenta (CNV) pela metaforum internacional; Programador neurolinguístico (PNL); Especialista em hipnose ericksoniana; Constelador sistêmico integrativo; Analista comportamental e perceptivo; Coach certificado pelo Perry Zeus fundador do Behavioral Coaching Institute (BCI), o instituto de coaching mais renomado e membro credenciado ao conselho mais respeitado do mundo: ICC – International Coaching Council; Treinador especializado em inteligência emocional; palestrante e professor especialista no desenvolvimento humano; desenvolvedor do programa de treinamento de professores excelentes baseado na aprendizagem acelerativa (Master Trainer); criador do método 24HIT (24 horas de inteligência emocional); áreas acadêmicas: educação social e teologia.

 

 

INSTRUÇÕES TÉCNICAS

CURSO: FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÃO FAMILIAR

PÚBLICO ALVO: PESSOAS INDEPENDENTES BUSCANDO MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA, CONCILIADORES, MEDIADORES, COACHES, TREINADORES, GESTORES, MÉDICOS, TERAPEUTAS, PROFESSORES, EDUCADORES, PSICÓLOGOS E DEMAIS INTERESSADOS.

PRÉ-REQUISITO: PESSOAS MAIORES E CAPAZES.

MODALIDADE DO CURSO: PRESENCIAL.

CARGA HORÁRIA:  120H: 80H (TEÓRICO/PRÁTICO) + 40H DE GUIA DE ESTUDO DIRIGIDO.

CERTIFICADO: VOCÊ RECEBERÁ UM CERTIFICADO COMO CONSTELADOR(A) FAMILIAR, ASSINADO E RECONHECIDO PELA INSTITUIÇÃO E PELO PROFESSOR, APÓS O CURSO E A ENTREGA DO GUIA DE ESTUDO DIRIGIDO.

VAGAS: 30 VAGAS SUPER LIMITADAS (RESERVE A SUA RAPIDAMENTE).

LOCAL DAS AULAS: SCS – EDIFÍCIO PRESIDENTE QD 6 – ASA SUL – BRASÍLIA/DF.